terça-feira, 2 de março de 2010

Sismos e alterações climáticas

Embora não peceba muito sobre alterações climáticas e sobre sismos, confesso que dei comigo neste fim de semana a dizer grandes barbaridades.... e o pior é que não estava sozinha, todos quantos estavam comigo naquela sala eram unanimes que o mundo estaria perto do fim... havia até quem dissesse que não iria passar desta década... mas enfim, passado o fim de semana e depois da aventura como bombeira no domingo ao fim da tarde resolvi repensar o assunto.
Hoje, no meu exercicio diário de saber o que se passa por cá e pelo mundo, dei comigo debruçada sobre um artigo que mais uma vez me leva a pensar no futuro do planeta com angústia.
Depois do que se passou no Haiti, na Madeira,  no fim de semana no Chile, também na Argentina apesar de menos noticiado e agora no Perú,  um artigo que dizia que a rotação da terra tinha sido afectada pelo sismo no Chile me fez pesquisar um pouco mais.
Ao que parece terá havido um desvio na rotação da terra (não sei muito bem se é assim que se diz) com o sismo que aconteceu no Chile e, pelos vistos não foi o primeiro a causar isto, pois já em 2004 no Tsunami em
Sumatra tinha acontecido o mesmo.
Não sei muito bem quais são as verdadeiras consequências disto, apesar de ter lido que os dias serão umas milésimas de segundo mais curtos e que a rotação foi acelerada... mas confesso que fiquei muito preocupada, até porque estas são aquelas noticias que se dão en passant e na maioria dos casos nem damos por elas, mas são de uma importância brutal para percebermos o que se passa e o caminho sem volta que o nosso planeta está a tomar.

Sem comentários:

Enviar um comentário