segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de março jamais será esquecido!!!

"8 de março de 1857...
129 mulheres, operárias de uma fábrica de confecções em Nova Iorque, cansadas da exploração por parte do seu patrão, cansadas de receber um terço do salário dos homens por trabalharem durante 16 horas, decidiram fazer um protesto.
8 de março de 1857...
o dono de uma fábrica de confecções em Nova Iorque entendia as mulheres operárias como seres inferiores, que por mais que se matassem a trabalhar não mereciam receber um salário correspondente... no dia em que elas decidiram exigir mais direitos ele decidiu retirar-lhes a  vida... e num acto de cobardia fechou-as dentro da sua fábrica e encendiou-a. Morreram 129 mulheres que lutavam por um trabalho com mais direitos e um salário mais justo...

Na memória de todos deveria estar este dia, deviam estar estas mulheres e esta luta que, infelizmente, passados todos estes anos é igualmente necessária  e todos os dias.

Em 1910 na Conferência Internacional de Mulheres em Copenhaga, a Alemã Clara Zetkin propôs que fosse instituído o Dia Internacinal da Mulher. Passaram 100 anos desde então. Muitas foram as mulheres que lutaram ao longo destes anos, pela igualdade, pelo respeito, pelos direitos. Muitas foram as mulheres que perderam a vida, a família... que não baixaram os braços para que hoje eu possa escrever aquilo que me vai na alma, para que possa contar a sua história.

A todas estas mulheres, que lutaram e lutam há tantos anos por um ideal, o meu obrigado, a minha homenagem e uma promessa.. de que continuarei a sua luta por um mundo mais justo equitativo e solidário.

A nossa luta continua!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário