quarta-feira, 24 de março de 2010

Ciência e luta lado a lado a 24 de Março

24 de março é um dia histórico:

A Tuberculose

No dia 24 de março de 1882, o médico alemão Heinrich Hermann Robert Koch anunciava a identificação do bacilo causador da tuberculose. Este foi um dia histórico para a humanidade, aquela que foi durante dezenas de anos uma das maiores causas de morte no mundo, poderia agora, graças a este cientista,  começar a ser combatida. Mas apesar de se ter reduzido para metade nos ultimos 13 anos o número de casos de Tuberculose, hoje, quase 130 anos depois da descoberta do bacilo, Portugal continua a ser o país da União Europeia com mais casos. Muito está ainda por fazer nesta área.

A Luta dos Estudantes

O dia de hoje é  historicamente palco da luta dos estudantes pelos seus direitos, por um ensino Público, Gratuito, de Qualidade e Democrático para todos. O significado deste dia remete-nos para o tempo do fascismo e para a luta dos estudantes que contribuíram para o derrube do regime.

Em 1962, em Coimbra, no primeiro Encontro Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior, o dia 24 de Março é escolhido como dia de luta dos estudantes, depois do regime fascista ter tentado proibir as comemorações do Dia do Estudante. Numa jornada de luta realizada em Lisboa, os estudantes voltam a ser alvos da repressão fascista, tendo muitos deles sido espancados e presos, por se oporem ao regime que oprimia o povo português e as nações ocupadas. A luta intensifica-se, com o luto académico, greves e diversas formas de protesto, que se estendem a vários locais do país e têm bem vincadas as reivindicações de um ensino verdadeiramente democrático e para todos.
Nos dias de  hoje, diversos são os motivos que continuam a justificar estas lutas e, como não podia deixar de ser os estudantes marcam presença novamente nas ruas em defesa do mesmo ensino público, gratuito, democrático e de qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário