quarta-feira, 3 de março de 2010

Coisas que não nos dizem...

Em véspera de mais uma manifestação da administração pública contra a intenção do governo congelar salários até 2013, que espero seja grandiososa, chegam-nos noticias de outras partes do mundo, nomeadadamente, da Grécia, na qual pedem que punhamos os olhos como exemplo daquilo que pode vir a acontecer que não se tomarem urgentemente medidas. Para os mais desatentos eu relembro que na Grécia o governo, que à semelhança de portugal também se intitula de socialista, reduziu em 30% o 13º mês e em 60% o 14º mes, além de ter congelado as pensões de reforma e ter aumentado entre outros impostos o IVA para 21%. Pois é, ao vermos estas noticias podemos até ser levados a pensar que não há alternativa aos atentados a direitos fundamentais que o governo portugues profetiza..
Mas, apesar de quase não serem noticiadas, existem outras medidas que se tomam por este mundo fora e que  dão razão às nossas exigencias por salários mais justos e por uma vida melhor. Na Venezuela, apesar da crise energética que o país atravessa, o presidente decidiu que durante o ano de 2010 o salário minimo nacional vai aumentar 25%, 10% agora e 15% a partir de 1 de Setembro.
Pois é afinal há países onde as medidas de combate à crise não passam pela diminuição  de salários e do poder de compra dos cidadãos, nem do aumento do desemprego, mas sim por medidas que vão incrementar a economia e torná-la ainda mais forte.... e chefes de estado que têm em conta os trabalhadores como motor da sociedade, e não meia dúzia de instalados que vivem à custa do trabalho alheio...

Sem comentários:

Enviar um comentário