quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Avatar e as vozes da discórdia

Logo que vi o filme partilhei convosco o misto de emoções que senti durante a sua visualização. Durante os ultimos dias e após ter ganho muitos globos de ouro, o filme AVATAR continua a dar que falar. Hoje tive conhecimento da critica positiva de alguém que considero muito- o presidente da Bolivia Evo Morales.
Evo declarou publicamente a sua identificação profunda com os valores ecologistas do filme, nos quais viu um "paralelismo com a sua luta pela protecção da Mãe Terra" e contra o capitalismo. Mas também de algumas que outros consideram como negativas:
-A igreja católica no seu jornal oficial, "L'Osservatore Romano", pela voz do crítico Gaetano Vallini, considerou o filme "uma parábola anti-imperialista e anti-militarista simplista"...
- E a advogada e colunista ultra-conservadora Debbie Schlussel considerou o filme "cinema para a turma que odeia a América", comparando o filme de Cameron com  os discursos do presidente venezuelano Hugo Chávez.
... eu bem me parecia que a minha identificação com o filme não era por acaso.. e apesar das vozes discordantes, as últimas criticas tornam-me ainda mais fã de um filme anti-imperialista, anti-capitalista e anti-militarista.

Sem comentários:

Enviar um comentário