quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Violência sobre as mulheres em pleno século XXI

Hoje comemora-se o dia internacional da eliminação da violência sobre as mulheres.
É triste como em pleno século XXI, este dia continua a fazer tanto sentido. Por este mundo fora o ser humano vivencia diariamente, diversificadas formas de violência de acordo com as culturas, religiões ou comunidades onde se inserem e estas são tão variadas como intensas.
Ouvi num daqueles programas noticioso que entram pelas nossas casas a dentro que o número de mulheres mortas pelos seus companheiros ou familiares, em sua casa, em situações quotidianas e muito humilhantes aumentou significativamente.
Ouvi também que a estas mulheres, de quem a sociedade já se habituou a ouvir falar, se juntam diariamente crianças, idosos e homens. Retive acima de tudo um dado que me entristece particularmente - aquele problema de que se ouve falar há tantos anos das mulheres terem medo de denunciar situações que vivem afinal parece  ter uma razão de ser, a sociedade não está preparada para proteger acolher e garantir estabilidade física, psíquica e emocional a uma mulher que denuncie e muitos são os casos em que mulheres que denunciam numa primeira fase recuam imediatamente a seguir, porque voltam para a mesma casa, as mesmas rotinas e o mesmo agressor….
Este pensamento ficou latente durante todo o dia partilho-o agora convosco, na certeza de que não ficaremos de braços cruzados a assistir a estas situações.

Sem comentários:

Enviar um comentário