domingo, 21 de fevereiro de 2010

Lamento as perdas e estou solidaria com os madeirenses!

A propósito da situação que se vive na Madeira hoje dei comigo a pensar sobre o ordenamento do território. E, apesar de não ser a minha área de eleição e de não ter muitos conhecimentos sobre o assunto, comecei a pensar que se uma intempérie destas acontecesse aqui em Odivelas o resultado não seria muito diferente daquilo que aconteceu na Madeira. Padecemos do mesmo mal, um desordenamento territorial imenso, sem qualquer tipo de respeito pela natureza e pelo curso natural das coisas. Construímos em leito de cheia, em cima de linhas de água, em planos com inclinações absurdas.. e tudo porque a ambição é desmedida, porque a constução dá lucro fácil e é vantajosa para alguns.
As perdas que aconteceram na Madeira são imensas, principalmente se nos reportarmos às vidas. Eu sei que não controlamos a natureza, ao longo do tempo o nosso papel tem sido descontrolá-la... mas o problema principal desta situação foi o desordenamento, foi a construção excessiva e desiquilibrada... a natureza apenas quis recuperar aquilo que lhe pertence... apenas voltou ao rumo que sempre seguiu, mas encontrou pela frente a mão humana, que destruiu sem dó nem piedade, para  seguir o seu curso...
... que esta trágica situação nos faça pensar !!!

1 comentário:

  1. Carla, o que se passou na Madeira não é diferente do que se passou nos anos 60 em Odivelas, com as cheias. E basta chover um bocadinho mais forte e a Serra da Luz abana toda. Enquanto se continuar a construir em leito de cheia e a entupir as linhas de àgua, adeus adeus. A nossa sorte é Caneças ainda ser uma freguesia "rural", mesmo não o sendo.

    ResponderEliminar