segunda-feira, 14 de junho de 2010

EL CHE


Todos nós temos os nossos idolos...
Quem me conhece um bocadinho melhor sabe que várias pessoas marcaram determinantemente a minha vida, tornando-se para mim idolos e marcas importantes na definição e desenvolvimento da minha personalidade.
Muitos exemplos de vida, muitos exemplos de humanidade, muitos exemplos de Luta.
Fazia hoje 82 anos alguém que gostava muito de ter conhecido. Alguém que marcou não só  a minha vida mas a de milhares de pessoas. Pela sua coragem, convicção, pelo seu ideal, pela forma determinada como largou tudo  para construir uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais igualitária.
Fez da força colectiva a sua própria força e devolveu juntamente com os seus companheiros a liberdade ao povo Cubano. Em Cuba o seu nome mistura-se com a história de um país e de um povo. Na Argentina seu país de berço todos recordam o Ernesto que saiu de motorizada juntamente com um amigo com o objectivo de conhecer a America Latina e voltou uns anos mais tarde como um guerilheiro, um libertador, um defensor dos fracos e oprimidos, na Bolivia, país que o viu morrer recordam com saudade a sua presença.
Ernesto Guevara era um homem sobre quem não havia sentimentos dúbios, ou se amava ou se odiava.
El Che para os companheiros era um amigo, um camarada, era alguém que dava  a vida por  um ideal.
Gostava muito de o ter conhecido, de ter partilhado com ele momentos de camaradagem e amizade.

Sobre ele recomendo o livro do Viriato Teles - "A Utopia segundo Che Guevara"

Dele deixo uma frase talvez aquela que melhor o caracteriza:
"Podem até roubar-me a vida, mas nunca a liberdade"

* UM AGRADECIMENTO ESPECIAL A QUEM ME LEMBROU A IMPORTÂNCIA DESTE DIA

Sem comentários:

Enviar um comentário