sábado, 31 de outubro de 2009

Pensamento do dia

Hoje estou num daqueles dias em que nos sentimos assolados pela tristeza e pelo desânimo.Sim é verdade tambem tenho desses dias... mas como prometi a mim mesma escrever todos os dias neste blog e até já falhei pelo menos um deixo-vos um pensamento que retrata o meu intimo de hoje:

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Todos por CUBA

Embora já com dois dias de atraso, e como não poderia deixar de o fazer deixo-vos aqui hoje um pequeno desabafo sobre a a vergonha que mais uma vez se viveu na votação das nações unidas sobre o bloqueio a CUBA.
No dia 28 votou-se nas nações unidas o fim do bloqueio a CUBA. De 202 países, 187 votaram contra o bloqueio e 2 países decidiram abster-se(Ilhas Marshal e Mycronésia).Houve 3 votações a favor da continuação do bloqueio. E perguntam vocês - quais seriam os países a querer manter o bloqueio? As grandes democracias e países lutadores pela Paz Mundial: os EUA, ISRAEL e uma espécie de ilha algures....
É incrivel, o Sr Obama, mensageiro dos fracos e oprimidos, defensor dos direitos humanos continua os passos dos seus antecessores e quanto ao bloqueio a CUBA responde YES SIR!
Acho que estou meia confusa então mas não era ele que ia marcar a diferença de governação nos estados unidos? Não era ele que iria alterar a política externa dos estados unidos considerando os direitos dos povos? Olha afinal eram só intenções, como este senhor, sem ser actor desempenhou tão bem o papel de "bom" neste filme...
E quanto a Israel aquela grande nação que mata diariamente centenas de pessoas, que oprime todo um povo, o da PALESTINA, imprimindo aos seus actos de cobardia uma violência sem igual... Bom Israel é mesmo um caso clínico pois considera-se dono e senhor da verdade e da razão... mas qual razão, qual verdade?
Mas quem se julgam estes Senhores? Donos do mundo?
Pois daqui deste blog onde a Liberdade impera, gostaria dos informar que não mandam nada! E mais, vão mandar cada vez menos, a votação dos outros países contra o bloqueio a CUBA foi a mior alguma vez vista.Isto é sinónimo de que o mundo está a mudar, as nações estão a mudar e que se os senhores não mudam quem fica bloqueado são vocês.
Aos irmãos Cubanos deixo uma pequena mensagem A VITÓRIA SERÁ NOSSA! CUBA VENCERÁ!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

BLITZ

Faz hoje 25 a revista antes jornal da minha juventude - O BLITZ. No inicio dos anos 90, enquanto surgiam novos grupos e estilos musicais, o ânimo que sentia em conjunto com os meus amigos enquanto lia o BLITZ era algo de fantástico.Foram anos incriveis, ao som dos Nirvana, dos Metallica, dos Poison, dos Bon Jovi e mais tarde dos Sepultura, Ratos do Porão, ... lembro-me de curtir ao som dos Censurados ou de fazermos festas ao som de Mata Ratos... eram assim os nossos tempos de secundário e uma vez por semana lá íamos nós ao quiosque, compravamos o blitz e um maço de tabaco para dividir por todos e ficávamos atrás do pavilhão a esfumaçar-nos ao som de boa música e a comentar os artigos do Blitz. Era pelo Blitz que sabiamos dos concertos, do lançamento de novos cd's e albuns, era através do Blitz que alguns dos meus amigos... aqueles que achavam que teriam uma banda promissora no futuro, compravam alguns instrumentos musicais e outros equipamentos. Pois é, era de facto assim o nosso Blitz. Entretanto uns anos mais tarde o Blitz deixou de ter um impressão semanal de jornal e passou para o formato mensal de revista, dizem os críticos que ganhou com isso... eu que não sou crítica e percebo muito pouco dos fenómenos da comunicação limito-me a dizer que tive pena, que foi quase como que perder um bocadinho da minha identidade.
Mas seja como for o BLITZ está de parabéns, 25 anos ao lado da música e fundamentalmente da música portuguesa é de facto um grande feito.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Hoje mais do que ontem

E porque hoje mais do que ontem a nossa viagem faz todo o sentido.. e porque hoje mais do que ontem não há palavras para descrever o que sinto... e porque hoje mais do que ontem vale a pena caminhar... deixo-vos um belo texto do tão polémico Saramago, para que com ele reflectamos e sejamos capazes de seguir em frente a nossa luta continua!

A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse:
“Não há mais o que ver”, saiba que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.



José Saramago

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Um e-mail de meia idade...

Hoje ao fazer a minha revista diária pelos jornais nacionais, entre as milhentas noticias que falavam sobre a tomada de posse do novo governo, sobre os ditos e mexericos do Saramago e a Biblia e do Padre que foi apanhado por tráfico de armas, descobri uma noticia verdadeiramente importante.
Faz exactamente hoje 40 anos que nasceu o e-mail. Nasceu no dia 26 de Outubro de 1969.
Ora aqui está uma curiosidade que eu desconhecia e que me deixou estupefacta.
Então não é que o e-mail é mais velho do que eu!?
E eu a pensar que o e-mail era parte integrante das novas tecnologias... afinal ele já existia no tempo da outra senhora.
De qualquer forma não posso deixar de me congratular pelo aniversário deste "velho" meio de comunicação utilizado actualmente por muitos milhões de pessoas em todo o mundo.
No que me diz respeito directamente tenho de agradecer ao Sr. Ray Tomlinson, que em 1971 inventou um programa de envio de e-mails. Pois a minha vida jamais seria a mesma sem este precioso contributo da tecnologia. A todos os que contribuiram para que hoje eu possa comunicar por escrito sem ter de pagar selo aqui deixo o meu agradecimento.

A busca pela verdade ...

"Verdade significa o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores."
Pelo menos é este o significado no dicionário. E na nossa vida, qual é o valor da verdade na nossa vida?
Para aqueles cujos preconceitos se põe acima de qualquer coisa a verdade é uma coisa inquestionável.
Para aqueles que como eu vivem o dia à dia sem falsas questões ou falsos moralismos, para aqueles que que lutam por aquilo em que acreditam, para aqueles para quem o sentir está acima da razão a verdade é apenas mais uma constante da sua vida.
Muitas questões se levantam acerca da verdade, da mentira e das omissões... muitas questões se levantam sobre se a mentira se afasta da verdade ou se a omissão é tambem uma mentira... Para mim o importante são as sensações que temos, os sentimentos, as vivências.Isto para mim é a verdade. A verdade do que somos.A verdade do que queremos. Para mim a mentira não deixa de ser verdade, é sim a verdade que por momentos faz parte da nossa realidade, é algo sobre o qual não nos sentimos bem e que por isso nos permitimos a apagar, ainda que por momentos, da nossa mente e por consequência omitimos. Para mim a verdade vem de dentro, não é nada imposto por um sistema de valores, uma sociedade, uma comunidade. Para mim a verdade é aquilo que o meu coração me diz, aquilo a que o meu corpo reage e aquilo que ocupa a minha mente... não defendo a "verdade", defendo que cada um viva a sua vida de acordo com aquilo em que acredita.

domingo, 25 de outubro de 2009

A magia da poesia

Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não te querer chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.
Quero-te só porque a ti te quero,
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,
é não te ver e amar-te,
como um cego.
Talvez consumirá a luz de Janeiro,
seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,
nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor,
a sangue e fogo.

Pablo Neruda

sexta-feira, 23 de outubro de 2009


Visualizar Quero dar a volta ao mundo em um mapa maior
Li o Zahir do Paulo Coelho no ano de 2004. Rapidamente percebi o tamanho sentido que fazia esta palavra e o seu conceito. Rapidamente percebi que se encontrasse o Zahir da minha vida, jamais ela ficaria igual. Passado algum tempo descobri que ele já existia que tinha estado sempre por perto e eu nem tinha dado por isso. Efectivamente eu tinha encontrado o Zahir da minha vida. Mas depois o tempo foi passando e passado uns anos vivia eu um novo momento, momento esse que alterou para sempre a minha vida, não sei se um novo Zahir, questionei-me se de facto era possível mais do que um Zahir na vida de cada indivíduo e nada concluí. Hoje novamente numa encruzilhada, novamente a achar que encontrei um novo Zahir... gostaria de perceber melhor este conceito de perceber na integra a sua profundidade. Gostaria de poder concluir que os Zahirs passam, deixam marcas e jamais se esquecem e que por isso ao longo da minha tão curta vida, fui encontrando vários e que no futuro novos irão aparecer.

ZAHIR

O Zahir é algo que, uma vez tocado ou visto nunca é esquecido, vai ocupando o nosso pensamento e pode até levar-nos à loucura.  Eu já encontrei o meu...